O Biombo
(Saiba como temperar suas aventuras de horror usando o mais antigo e esquecido acessório do RPG)
Não
precisamos ir muito longe para descobrir que, cada vez mais, o uso do biombo
(escudo, screen para os mais antigos ou simplesmente divisória do mestre)
está se extinguindo. Seja por atrapalhar a visão do mestre ou
pelo mesmo não usar dados em suas aventuras, é difícil,
hoje em dia, ver um mestre usando esse equipamento tão precioso.
Se pensarmos sobre
a origem do biombo, logo vamos chegar à conclusão que ele serve
somente para que o mestre roube em prol de seus NPCs super poderosos. A maioria
dos jogadores pensam assim, o que não é verdade, afinal, que
mestre quer ser conhecido como "Mestre Ladrão"?
Quanto mais nos
envolvemos em um sistema de horror, mais nos ligamos a um determinado tipo
de aventura, onde as situações da história chegam a ser
mais importantes que o próprio contexto. Quando se é um jogador
iniciante, é legal dizer "consegui matar três Zumbis com
um braço nas costas". Quando se é um jogador de Horror,
você se diverte falando que conseguiu se LIVRAR de três Zumbis
tendo APENAS um braço (note a diferença da situação
de luta para a interpretativa).
Mas o que o biombo
tem a ver com aventuras de horror? Vamos imaginar que você tenha um
personagem especialista em bombas. O mestre diz que você achou uma bomba
e que para desarmá-la é necessário cortar um de três
fios. O que você faz? A reação é lógica:
rolar a perícia em bombas e descobrir qual fio deve ser cortado.
O mestre sabe que
você pode fazer isso, e que suas chances são boas, ele pára
pra pensar e diz: -Claro, você tem 80% de chance, pode jogar! Ei! Espere
um momento!! JOGUE O DADO AQUI ATRÁS DO BIOMBO!
Qual seria sua
reação nesse momento? Em uma situação normal,
você jogaria aberto e saberia se errou, então poderia até
dizer que foi claro em dizer que só estava olhando e que depois iria
cortar.
Agora no nosso
caso, você jogou o dado atrás do biombo, só o mestre sabe
se você acertou ou se você errou, então ele diz: -Depois
de três minutos olhando a bomba, você concluiu que deve cortar
o fio AZUL!
Hum... você
percebe o que o mestre conseguiu nessa situação? Até
mesmo um especialista pode errar. A situação para o personagem,
com certeza é de tensão, mas para o jogador, que não
está acostumado com esse método é de MEDO! Ou você
acha que o jogador iria cortar o fio que o mestre disse? Os dados são
incertos, e mesmo ele tendo 80% de chance, pode ter falhado!
O jogador nessa
situação está tenso e na dúvida vai querer tirar
a prova e pedir para rolar de novo. Então o mestre diz: -O contador
era de cinco minutos, você tinha tempo para fazer uma análise
boa sobra a bomba, como você tem que sair um minuto antes da explosão
para não ser atingido, resta-lhe apenas um minuto de teste, assim,
seu contador cai pela metade, ou seja, você tem agora 40% de chance
de sucesso. Role aqui ATRÁS DO BIOMBO!!!
Se os jogadores
não xingarem o mestre nessa situação, todos vão
estar definitivamente compenetrados na SITUAÇÃO de horror: "Tentamos
ou damos no pé? Mas como fica a base? Será que você acertou
na primeira? O pior de tudo é que ele pode estar roubando ..."
Para que não
ocorra a situação de ser chamado de Ladrão, é
legal deixar guardado o primeiro rolamento (virando um copo em cima por exemplo),
isso pode fazer com que os jogadores fiquem mais tensos: "Mas que droga,
ele não mexeu no dado, deve ter acontecido o melhor para ele ..."
Bem, tudo agora
está nas mãos do mestre, ele criou o clima que queria para sua
aventura e essa situação com certeza vai ser bem lembrada pelos
jogadores, graças ao nosso bom, velho e esquecido biombo.
Mas não
pense que ele serve somente para isso! Ajudar os jogadores é tão
legal quanto forjar resultados negativos, basta o mestre manipular as jogadas
nos momentos certos. Não seria legal o monstro achar a armadilha que
os jogadores demoraram uma hora para bolar? Ou seria melhor se aquele super-monstro
caísse numa coisa tão besta quanto aquela armadilha? Pois, logicamente,
o teste para criá-la foi feito atrás do biombo... Tudo depende
da situação que o mestre se encontra, afinal ele é o
responsável pelo bom andamento do grupo. Mas não abuse dos rolamentos
escondidos, use apenas para temperar suas aventuras, e você vai ver
que é super divertido fazer isso.
Ah! E sobre a bomba
com os três fios... ...era falsa! (Eu até sou um cara legal,
mas não sou um mestre bonzinho!)
Raul Tabajara V.
- Tem como ídolo Literário H.P, Lovecraft, adora jogar RPGs
de horror (em especial aventuras de Call of Cthulhu) e está sempre
pronto para trocar idéias com qualquer um que assim desejar pelo e-mail:
rtabajara@starmedia.com.br