Índice
 


O Início


Em meados de setembro de 1996, quatro jovens, Paulo Renault, Leandro Godoy, Danielly Yamagushi e Vanessa Kosmiskas, estudantes de Comercialização e Mercadologia do colégio Derville Allegretti se reúnem, convidados pela Biblioteca Infanto-Juvenil Narbal Fontes através da assistente social Antônia Machado, Alice Bandini e a diretora Dayse Maria, para organizar um encontro de RPG. que seria a I Convenção de RPG na mansão Börhl Well's. Após alguns estudos, análises do espaço e a definição dos objetivos, a organização sentiu que tinha nas mãos tudo o que seria necessário para um ótimo evento. Sob o nome de "Seita de Manon", o grupo reuniu apoio de empresas conceituadas, como a Devir Livraria, a Coca-Cola e a Abril Jovem. A I Convenção de RPG na mansão Börhl Well's aconteceu no dia 15 de março de 1997 e iniciou um sistema de separação de jogos pelos setores, como medieval, ficção e terror, com decoração e iluminação profissional. Reunindo cerca de 500 jogadores, embalados pelo belo casarão onde se encontra a Biblioteca e suas histórias, o evento tomou proporções maiores que as previstas ganhando boa projeção no cenário RPG. Aproveitando o ambiente e as lendas, foi encenado o live-action de Vampire "A tragédia da família Börhl Well's", em que vampiros convidados para uma festa estavam em busca de um amuleto mágico que lhes dariam grandes poderes.
Em agosto do mesmo ano. impulsionados pelo sucesso da convenção e do live, a Seita de Manon e a Biblioteca Infanto-Juvenil Narbal Fontes criam o live "Estado de Graça", iniciando um projeto intitulado "Vozes do Espírito", que visava sobretudo mudar o ritmo dos jogos, enaltecendo as interpretações em detrimento das paralisações das cenas para discussões de regras e disciplina. Mas, o Estado de Graça foi além disso. Ambientado na vila de Arvieu na França, durante o período da Santa Inquisição, teve como cenas principais o casamento entre Suzette Belle, interpretada por Cristiane Izedo Bordize, e o governador geral Jan Van Abel, interpretado por André Canário de Mello, também conhecido como "Piu". A fila do confessionário em que nobres e camponeses revelaram seus pecados; a chegada do Inquisidor Nicolas Remy, trazido á vida na pele de Leandro Godoy, e a condenação de vários "infiéis" à fogueira, culminando no incêndio de todo o castelo, graças aos espíritos liberados pelo perverso Irmão Levack, interpretado por Tércio Carvalho. Como resultado, todas as pessoas acabaram sucumbindo nas chamas, com exceção do astuto Victor Belle (Valberto Filho), que conseguiu escapar do castelo segundos antes da destruição total. Deste live surgiu a primeira lista de ouro, que reuniu as dez melhores interpretações, premiadas com pronta inscrição para o próximo live.
No mesmo movimentado ano de 1997 e com o sucesso do live "Estado de Graça", gerou-se grande procura por outros lives. Aproveitando então a Semana da Juventude na Biblioteca Narbal Fontes, em que se houve palestras e apresentações, se produziu o live "Baile de Máscaras" no dia dedicado ao RPG. Desta vez, o objetivo dos organizadores era apenas reunir os jogadores para uma confraternização. O live foi ambientado na época da Guerra Fria, com os líderes mundiais envolvidos em uma conspiração internacional, encobertas por um baile de máscaras, estilo anos 60, com as marcantes presenças de Jim Morison, Janis Joplin e outros.

Mudanças

Um grande processo de planejamento iniciou os preparativos da II Convenção de RPG da Zona Norte, por volta do mês de novembro. Em março de 1998, todo o esforço foi recompensado. Nos dias 14 e 15, mais de 1200 pessoas visitaram o evento que consolidou a "Seita de Manon", contando agora com a entrada de Tsuneo e Priscila Yamagushi e Rodrigo no grupo e com uma equipe de apoio altamente capacitada. Com 3 apresentações de dança do ventre, três bandas de rock, da qual não se pode deixar de comentar a brilhante performance da banda Dhogma, com clássicos do rock internacional como Black Sabbath e outros. Mais uma vez houve separação de jogos nos setores medieval, ficção e terror, porém desta vez a decoração foi usada em todas as áreas. Certamente, o ponto alto do evento foi o live "Loucura, uma face da mente", considerado por muitos como o melhor live da Seita de Manon. Contava a história de um hotel assombrado pelos espíritos de dois irmãos que morreram pela disputa da herança da família, e por um demônio vindo diretamente do inferno, representado por uma grande árvore e os demônios como vermes, porém preso dentro de um quadro. Lisa Monte Carlos interpretada por Cristiane Izedo Bordize,integrante da Lista de Ouro, filha de Otávio Monte Carlos, novo dono do hotel, na interpretação de Valberto Filho, enviou uma carta para várias pessoas, entre amigos e desconhecidos, para salvarem os moradores do hotel que, conforme o passar do tempo, ficavam cada vez mais loucos! O live iniciou com o velório de Pedro, o jardineiro, com Igor Paneque no papel. Após 30 minutos em real time de choros e lágrimas, acordou de seu estado de catalepsia, causando grande transtorno dos presentes, inclusive do psicólogo interpretado por André Canário "Piu" de Mello, Mauricío. A medida em que o live evoluía, os personagens eram pervertidos pelas ações em um tabuleiro de xadrez, onde cada peça representava um personagem, e os dois jogadores eram os espíritos dos irmãos Fernando (Rodrigo e Fernando) e Henrique Del Angeles (Igor  e Paulo Renault). Neste live se demonstrou a total falta de necessidade de "off", o que acabou beneficiando a interpretação a ponto de se esquecer por completo as fichas de pontos. A intrigante história terminou com o xeque-mate de Henrique Del Angeles sobre Fernando Del Angeles, o que na prática significou vitória de metade dos personagens do live em detrimento da outra que teve as almas presas no hotel assombrado. Houve mesa de "oui-ja", aparição do demônio feito por Leandro Godoy na sala de jantar e efeitos de iluminação com black-outs de assustar qualquer um!

Nasce a Confraria das Idéias


Um ano depois, diferenças ideológicas dividiram o grupo em duas partes. Uma delas, manteve o nome de "Seita de Manon", mas não prosseguiu com organização de novos eventos. A outra parte composta por Leandro Godoy, Paulo Renault e Vanessa Kosmiskas continuou com o compromisso com a Biblioteca Narbal Fontes e, quando incorporou alguns membros da equipe de apoio como André Canário "Piu"de Mello, Renata Oliveira do Prado, Rogério Pires de Moraes Alex e passou a denominar-se CONFRARIA DAS IDÉIAS, no dia 30 de janeiro de 1999. Com enfoque mais cultural, surgiu a III Convenção de RPG da Zona Norte, no dia 08 de maio de 1999, reunindo em um único dia cerca de 1000 pessoas. Dois shows de dança do ventre mais duas bandas de rock agitaram o dia, que ainda contou com sorteio de camisetas, decoração especial baseada na ditadura militar, separada pelos setores medieval, ficção e terror, e arte interativa, com o "hall da tortura". Mais uma vez, o live não decepcionou, muito pelo contrário: "Tempos de Chumbo" serviu também para relembrar o anos mais negros de nossa história: a ditadura durante o período do AI-5. Na história, jovens rebeldes criaram a UPR (após o desastre do congresso da UNE em Ibiúna) com o intuito de derrubar a ditadura e resgatar um companheiro que foi preso pelo DOPS. Diana Arquimedes, vivida por Alina Duran, integrante da UPR, facilita a entrada de seus companheiros na festa de lançamento do livro do general Cordeiro da Cruz, interpretado por Valberto Filho, com o intuito de realizar o seqüestro forjado do próprio pai, Ulysses Arquimedes. Durante a festa, Pedro, personagem de Igor Paneque, resolve seqüestrar o general, e acaba trocando tiros com ele e seus seguranças. Ferido, é alvo de intensa tortura, e quase falece em prol da "causa". Há um grande jogo de interesses, pois várias peças importantes estão presentes, como o governador Demóstenes Quaresma, com George Leandro no papel. O live concluiu-se quando a UPR conseguiu seqüestrar Ulysses, no momento em que estava prestes a ser descoberta, mas o inevitável aconteceu: descobriu-se que o companheiro Jonas foi realmente morto nos porões da ditadura e, esta, apenas veio a cair anos depois, na transição do governo de Figueiredo à José Sarney.

Um grande desafio

A Confraria das Idéias teve grande projeção após três anos de sucessos indiscutíveis, o que a levou à planos mais ousados. Baseados na própria experiência, em pesquisas realizados ao longo dos anos e em observações feitas em outros eventos de RPG, um novo desafio foi traçado: o I RPG Paulista. Idealizado para abrir uma série de grandes e revolucionários eventos, foi batizado pelos organizadores de o "início de uma nova era em eventos de RPG". O grupo que iniciou os preparativos foi formado por André Canário de Mello, Paulo Renault, Vanessa Kosmiskas, Renata Oliveira do Prado, Gloria Bayón, Lucas de Sá, Yuri de Sá e Leandro Godoy. Com maciça divulgação, incluindo a inauguração do site www.confrariadasideias.com.br, o evento ganhou proporções dantescas e foi realizado no dia 26 de março de 2000. Cerca de 3000 pessoas puderam testemunhar a tomada da av. Paulista, o coração da América Latina, pelos RPGistas. Quatro shows de dança do ventre, um de dança flamenca, duas bandas de rock, exposição de HQs pelo Cartoon Brasil, exposição de quadros, fliperama, praça de alimentação, internet grátis, torneios de cards e concurso de fantasias com voto popular foram algumas das atrações de um dos maiores eventos de RPG já realizados no Brasil. Foram, ainda, sorteados cinqüenta jogadores para o que promete ser o maior e melhor live da Confraria: Triunfo e Tormento, que se passa na Espanha Medieval, na época da invasão muçulmana. Reportagens foram feitas e parcerias com grandes empresas foram firmadas.

Logo após o I RPG Paulista, a Confraria das Idéias foi convidada para ministrar palestras sobre RPG no Centro Cultural Vergueiro. Entre os assuntos abordados houveram Introdução ao RPG, confecção de personagens e dicas para montagem de histórias.

Ainda no ano de 2000, a Confraria das Idéias realizou, em agosto, a Conexão Cultural. Inovações tecnológicas foram testadas no evento, como salas de bate-papo durante o evento, leilão virtual pelo Arremate.com e transmissão ao vivo dos jogos no site www.confrariadasideias.com.br. Também aconteceram exposições de HQ pelo Cartoon Brasil, de cotas de malha e vestimentas medievais confeccionadas pela Guilda dos Armoreiros e arenas de combate medieval coordenadas pelo grupo O Graal.

Novos obstáculos

Início de 2001. Agora o grupo é composto por Paulo Renault, Leandro Godoy, André Canário "Piu" de Mello , Glória Bayón e André Elias Tischenberg. Ampliando os horizontes, a Confraria participa do Mambo Bazar, evento alternativo tradicional que acontece periodicamente em São Paulo. Os "rpgistas" marcam presença no evento e divertiram-se tanto nas mesas de rpg quanto na grande arena de batalha medieval, mais uma vez montada pelo Graal. Paralelamente, cria-se um projeto denominado "A Aliança", que reúne a Guilda dos Armoreiros, o Graal e a Confraria das Idéias, com o intuito de gerar um esforço múltiplo para engrandecer os propósitos dos três grupos, em fazer Lives mais elaborados, principalmente com a temática medieval.

Com o stand no IX Encontro Internacional de RPG, promovido pela Devir Livraria, a Confraria expôs seus novos projetos, como o Book Digital dos personagens preferidos dos jogadores, vídeos interativos, o lançamento do tão aguardado live Triunfo e Tormento e os objetivos da "Aliança". Com um dos stands de maior visitação e aceitação por parte do público, os visitantes ainda puderam conferir exposição da Guilda dos Armoreiros e do grupo O Graal. A Confraria, ainda, desenvolveu os preparativos para o live do Encontro Internacional, com história e narração do americano Mike Tiney, realizado também com o apoio da Biblioteca Infanto-Juvenil Narbal Fontes.


Lives Medievais, RPG & Educação e Projetos Sociais

A Confraria das Idéias passa a produzir diversos lives ao ano apoiando o grupo "O Graal", ajudando na confecção de histórias, personagens, montagem e narração. São lives que marcaram todos os envolvidos, repletos de ação e com uma trama divertida e que muitas vezes emocionou os jogadores. A "Aliança" participa de eventos alternativos, como "raves no Castelo Medieval de Ribeirão Pires" e outras festas alternativas. Aproveitando toda a experiência com montagem de eventos e personagens, a Confraria participa da produção da peça "Os demônios de Cada Um", do grupo "Procurados pelo Público", e aumenta sua própria bagagem artística-teatral.
Já em 2002, a Confraria é contratada pela Devir Livraria para organizar a estrutura do I Simpósio de RPG & Educação, com produção do grupo LUDUS e realizado durante o X Encontro Internacional de RPG, onde a Confraria também montou stand para divulgação. O evento reuniu educadores do Brasil inteiro e, com seu grande sucesso, contribuiu para o fortalecimento do RPG e de seu uso nas salas de aula.
A Confraria das Idéias participa do evento ProLer, a convite do Departamento de Bibliotecas Públicas, realizado no auditório da Faculdade Mackenzie, promovendo performances e intervenções com o público, que chamaram a atenção para os efeitos do RPG sobre a leitura e a dramatização.
O ano é fechado com um convite especial, por parte da PJE (Pastoral da Juventude Estudantil) do Colégio Madre Mazzarelo, para a realização de um live-action durante um encontro de jovens. Dismitificando qualquer premícia de que RPG e religião não combinam, o live-action teve um tema especial, voltado para o despertar da necessidade da partilha de ajuda (receber e dar), do viver em grupo, e da busca espiritual de cada um, sendo uma grata surpresa e felicidade as conquistas alcançadas.
O nosso site cresce, e com cada vez mais visitantes, torna-se referência. André Elias Tischenberg deixa o grupo para dedicar-se à sua carreira de músico.

2003
- Amadurecimento e novos horizontes

A Confraria comemora no "Velhão" (Mairiporã-SP) seu quarto aniversário como Confraria e sexto de trabalho com RPG. Convidada para participar de mesa redonda no II Simpósio de RPG & Educação, expôs sua visão e técnica na montagem de lives-action.
Lives Medievais junto do grupo O Graal agitaram o primeiro semestre do ano. Em seguida, o site passou por uma reformulação e recebeu novos projetos, enquanto que novas idéias passaram a ser fomentadas pelos Confrades. Como resultado, a Confraria produz dois workshops de Criação de Personagens, e prepara novos workshops tanto para iniciantes quanto para os já experientes na arte de contar e participar de histórias.
Nosso amigo André Canário "Piu" de Mello se desliga do grupo, restando três confrades: Paulo Renault, Leandro Godoy e Glória Bayón.
Agora, a Confraria lança concurso inédito de contos feitos por quem joga RPG, junto com a Editora Viu, onde os melhores serão publicados em uma coletânia que até então era apenas sonho na mente da maioria dos jogadores, além de preparar uma mega festa para comemorar seus 5 anos de existência e lançar novos projetos para 2004, onde gratas surpresas serão reveladas...

Índice