Confraria das Ideias


O que é Batalha Campal?

Trata-se de um esporte temático medieval onde os participantes tem a oportunidade de experimentar um combate medieval, duelar com espadas de EVA (próprias para não machucar), e praticar exercícios físicos ao mesmo tempo em que se divertem em uma aventura épica medieval.

Qualquer pessoa pode participar de uma Batalha Campal, desde que se respeite as faixas etárias (uma criança de 10 anos não pode participar contra um adulto, por exemplo) e as regras impostas pela organização, visando segurança dos participantes e a diversão de todos.

Projeto Batalha Campal 2.0

A Guerra dos Cem Anos foi um dos momentos marcantes da idade média e agora poderá ser vivenciada no projeto Batalha Campal 2.0! Acompanhe as novidades:

- 1ª partida = Duelo de clãs. Monte o seu clã e participe do campeonato em formato de chaves (..., quartas-de-final, semi-final, final).

- 2ª partida = Arena X1. Na arena desafie os guerreiros e mostre toda a sua habilidade!

- 3ª partida = Guerra dos Cem Anos. Serão 3 rounds onde a disputa do território será representada pela conquista da bandeira adversária, com avanço estratégico em faixas de território (similar aos firstdowns do futebol americano).
* 1ª round: Batalha de conquista. Como no sistema antigo, vence aquele que derrotar todo o exército adversário.
* 2ª round: Batalha territorial. O exército vencedor do primeiro round deverá levar a sua bandeira até o centro do território, e consolidá-la ao menos por 3 rodadas na faixa de terreno conquistada. O porta bandeira deverá caminhar na segunda fileira de avanço.
* 3ª round: Batalha de domínio. Se o exército que venceu o primeiro round tiver conseguido êxito durante o 2ª round também, ele iniciará o round na faixa de território conquistada, e terá a missão de conquistar a bandeira adversária, trazê-la para trás da faixa onde encontra sua própria bandeira, e consolidá-la por pelo menos 3 rodadas. Porém se o exército que perdeu a primeira batalha ter conseguido êxito no 2ª round (evitando o avanço da bandeira adversária), o 3ª round volta a ser a Batalha de conquista, com a mesma mecânica inicial.

Além da novidade na mecânica do jogo, qualquer um poderá criar um personagem e evoluir junto com seu exército ao longo deste combate! A história do personagem ficará registrada e o sistema de ranking composto pela quantidade de vitórias em que seu exército tenha conquistado. Em breve tutoriais serão adicionados à esta página com exemplos da mecânica e do sistema de ranking.

Também há uma preocupação extra com o aquecimento antes das partidas para evitar lesões musculares.

 

 

Regras Gerais

Juízes treinados são os interlocutores de uma partida de Batalha Campal. Eles devem zelar para que todas as regras sejam cumpridas e que os infratores sejam penalizados de acordo com a falta cometida. As regras gerais são de uso comum à diversos grupos existentes de Batalha Campal, e tem como base o bom senso:

- Proibido o uso de força excessiva: apesar das espadas serem confeccionadas com um material leve e macio, o uso da força é desaconselhado, evitando assim qualquer chance de ferimentos durante as partidas.

- Golpes: são permitidos apenas golpes no tronco e nos membros, excluindo assim a cabeça e o pescoço, os órgãos sexuais e a linha abaixo do joelho, para reforçar o item de segurança.

- Amizade acima de tudo: como em todo esporte existe a competição e, naturalmente, vencedores e perdedores. Mas o principal objetivo é reunir pessoas que gostam do mesmo tema e proporcionar uma diversão coletiva, onde a amizade de todos deve estar acima de qualquer disputa.

- Um adversário será derrotado após levar um golpe no tronco ou dois golpes nos membros (braços e pernas).

- Um golpe proposital na cabeça do adversário elimina imediatamente aquele que desferiu o golpe.

- O uso de força desproporcional elimina o competidor após primeiro aviso dos juízes.

- Os golpes pelas costas são permitidos.

- Durante a Guerra dos Cem Anos, enquanto uma fileira está em combate, a segunda fileira pode usar espadas, lanças e flechas caso algum adversário se aproxime da fileira. A terceira fileira poderá usar apenas flechas. Da mesma forma, se uma flecha ou lança passar pelo bloqueio da primeira fileira e atingir a segunda, o golpe será validado.

Acompanhe na página inicial e no blog da Confraria as datas das próximas Batalhas! E não deixe de conhecer o projeto Batalha Campal 2.0!

 
 

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