Mas
para que o jogo possa ter êxito, alguns elementos são importantes:
-
em
primeiro lugar, deve-se haver a presença de "narradores",
que são pessoas que fazem o papel do mestre no RPG de mesa.
Eles decidem ações que não podem ser solucionadas
normalmente, como um combate ou então fórmulas mágicas,
etc. Para um jogo de cinquenta personagens nós aconselhamos
a presença de oito a dez narradores, dependendo do tamanho
do local onde o jogo está sendo realizado.
-
a
organização deve possuir um roteiro do jogo, assim
a história não se perderá e irá fluir
naturalmente. Esse roteiro pode incluir alguns objetivos, fatos
e até objetos que devem ser encontrados em determinados momentos
do jogo. Os narradores devem conhecer esse roteiro e ajudar sutilmente
os jogadores a manterem o caminho correto. Isso não deve
tirar o lívre-arbítrio dos jogadores, e sim ajudá-los
a se ambientarem na história e permitir que os objetivos
do jogo sejam alcançados.
-
ter
cuidado com a decoração ajuda bastante
aos jogadores "encarnarem" seus personagens. Mesmo que
seja simples, é um fator importante.
-
não
permitir que hajam muitos observadores. Não
há nada de mais em deixar que uma ou outra pessoa assista
o jogo, mas deve-se tomar cuidado, pois eles podem intimidar àqueles
que estão no jogo e vice-versa. Tente sempre convencer a
pessoa a pelo menos se ambientar no jogo, com uma personagem que
pode inclusive não ter nenhuma ação, mas que
não quebre o clima da história. Por exemplo, se o
live estiver sendo ambientado na época da Santa Inquisição,
os visitantes podem se vestir de padres ou guardas, conseguindo
assim observar o jogo de perto. Com efeito, eles podem acabar se
soltando e participando, ainda que timidamente, do jogo e tomando
gosto por ele.
-
se
preparar bastante para o jogo, com bastante pesquisa
e tentando antecipar os diversos rumos que o live poderá
ter.
-
lembrar-se
sempre que o objetivo maior é a diversão.
O live não é uma competição de caça
ao tesouro, nem um combate ou torneio. Você pode tentar passar
uma série de valores, dicas, culturas e aprendizados à
quem joga, mas nunca se esqueça que se elas não estiverem
se divertindo nada que tentar passar será absorvido por eles.
-
tenha
sempre alguns personagens extras reservados. Além
de sempre poder acontecer de uma pessoa aparecer de última
hora, você pode também precisar desses personagens
para algum jogador que eventualmente perca seu personagem durante
o jogo.
-
tente
fazer com que todos os jogadores cheguem ao fim do jogo. Em
alguns tipos de live é comum as personagens morrerem e o
jogador ter que abandonar o jogo. Além de ser desestimulador,
pode criar um grande problema quando o jogador que perdeu o personagem
é obrigado a ficar no ambiente do jogo sem um personagem
por qualquer motivo (tem que esperar outro jogador para ir embora,
ou se o jogo for à noite tem que esperar horário para
poder pegar condução e ir embora, coisas do tipo).
Os narradores sempre possuem um jeitinho para resolver essas questões:
se a personagem foi envenenada, o narrador pode fazer com que o
efeito do veneno leve o jogo inteiro para se concretizar, dando
espaço para que o jogador possa dar um show de interpretação,
fazendo o efeito do veneno ir funcionando aos poucos, com paralisias,
dores, etc. Isso pode inclusive dar objetivo para outros jogadores
(achar a cura, tratamento, etc).
-
cuidado
com o toque. Alguns
grupos chegam a usar a regra do "não-toque", onde
é proibido uma pessoa tocar a outra. Tente analisar o perfil
dos seus jogadores, talvez não tocar possa ser exagerado,
mas cuidado com aproveitadores e pessoas descuidadas (nada de beijar
as garotas com desculpa que é interpretação!!
Mas nada impede que o jogador troque de telefone com a garota e
converse com ela depois do live...). Os narradores devem estar de
olho à esse tipo de situação e intervir, primeiro
conversando cordialmente com a pessoa que parece não estar
se comportando bem, e depois, caso não resolva, agir envocando
a regra do não-toque para evitar problemas indesejados.
-
Incentive
a interpretação com a ajuda de NPCs. No
Player Caracters são pessoas que se infiltram no jogo
como se fossem jogadores comuns, porém eles estão
à serviço da organização do live. Eles
conhecem o roteiro (ou parte dele, dependendo da situação)
e ajudam o jogo a correr da maneira pretendida, realizando ações
e buscando interpretar corretamente seus personagens, incentivando
assim os mais tímidos a entrarem no clima do jogo.
Um live-action pode
tantos temas quanto a imaginação for capaz de criar, desde
situações de terror, comédia, ação,
drama, suspense, etc.
Vale lembrar também
que no live todos são protagonistas, o que torna este jogo bastante
interessante, divertido e completo.
Não perca,
em breve, entrará no ar novos backgrounds sobre live-action dando
dicas para temáticas de lives (Como
fazer um live de terror? Como fazer um live de ação?
etc).
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